Aplicativo de indentidade digital: como baixar

A carteira de identidade digital é um documento nacional que reúne o título de eleitor, CPF, certidão de nascimento e diversos outros documentos em somente um lugar. O aplicativo está disponível para download na Play Store (Android) e App Store (iOS).

Neste artigo iremos esclarecer tudo sobre a identidade digital, veja o que é, como funciona, quem pode utilizar, os benefícios, para que a identidade digital pode ser utilizada e muito mais conteúdo sobre esse assunto.

A digitalização dos serviços e produtos já é uma realidade em todo o Brasil. O mesmo vem acontecendo com o governo federal, que desenvolveu um aplicativo para centralizar todos os documentos principais dos cidadãos.

O que é a identidade digital

Como já foi citado acima, a DNI (Documento Nacional de Identificação) também conhecida como identidade digital é um documento que reúne a Certidão de nascimento, título de eleitor, CPF e diversos outros documentos em um só aplicativo.

Cada usuário possui um QR Code na sua conta para conseguir gerar a autenticação desses documentos e evitar fraudes no sistema. A identidade digital ainda não substitui todos os documentos pessoais, já que muitas instituições ainda exigem os documentos de forma separada.

A ferramenta vem se popularizando cada vez mais, pois oferece mais facilidade e praticidade aos usuários, sem a necessidade de carregar inúmeros documentos para todos os lugares.

Como funciona a identidade digital

É necessário realizar o download do aplicativo diretamente na Play Store (Android) e App Store (iOS) e realizar um cadastro por meio de um leitor biométrico ou através de uma senha contendo 6 dígitos. 

Logo após a realização do cadastro, o sistema vai informar um posto de atendimento que esteja mais próximo da sua região para coletar os dados de biometria e a foto, caso ainda não tenham sido feitos em nenhum momento anterior.

Com todo esse procedimento realizado, um novo número será gerado, contendo 9 dígitos que é o DNI.

Quem pode utilizar 

Todos os cidadãos que possuem a cédula de identidade impressa em papel pode realizar o cadastro na plataforma. O download do aplicativo e o cadastro pode ser realizado de forma muito rápida e intuitiva, basta possui a carteira de identidade em mãos.

Em março deste ano a nova identidade digital começou a ser disponibilizada em diversas regiões do país, porém ainda não conseguiu chegar a todas. Antes de ir fazer é necessário verificar se já está disponível na sua região e se a sua identidade conta com o QR impresso.

Caso estiver disponível na sua região, o cidadão deverá primeiramente realizar o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral e depois realizar o download do aplicativo no seu celular e realizar um pré cadastro para a solicitação da identidade digital. Após tudo isso basta comparecer a um posto de atendimento que será indicado pelo próprio aplicativo.

No posto de atendimento será validado todos os seus dados biométricos por meio de uma análise digital e também será necessário algumas fotos do solicitante do documento. Com a confirmação de todos esses documentos o cidadão já poderá emitir o documento digital através do celular.

Estados que já está disponível a identidade digital

  • São Paulo;
  • Ceará;
  • Acre;
  • Distrito Federal;
  • Maranhão;
  • Goiás;
  • Paraná;
  • Mato grosso;
  • Rio Grande do Sul.

Benefícios da identidade digital

Além de promover muito mais facilidade a carteira de identidade digital também é muito mais segura. As suas informações contarão com um sistema de criptografia, além de um QR Code que será gerado todas às vezes em que acessar esse aplicativo, informando todas as informações com horário de acesso e data.

Essa modernização deixa quase nula o riscos de fraudes bancárias. Além disso, está acontecendo uma diminuição do tempo de emissão dos documentos e do tempo, gerando uma grande economia para o estado e para o cidadão.

Em quais casos a identidade digital pode ser utilizada

A expectativa é que a identidade digital possa ser utilizada da mesma forma que é utilizado os documentos em papel, veja agora alguns exemplos:

Realização de cadastros

Dependendo do tipo de cadastro será solicitado muitos documentos além dos que já sabemos de cor, como é o caso do CPF e do RG. Com a identidade digital será possível ter todos os outros números e apresentá-los diretamente do aplicativo quando for solicitado.

Como é no caso da realização de cadastros em consultórios, bancos e diversos outros lugares, tornando o processo muito mais fácil e prático.

Votação

Será possível votar nas eleições nacionais e municipais com a carteira de identidade digital, assim como já é possível com o e-título, sem a necessidade apresentar o documento na versão física.

Isso também significa mais agilidade e uma possível solução para o extravio ou a perda desse documento, pois como é um documento que não se usa com tanta frequência é comum que seja perdido.

Apresentação em viagens

Para a realização de viagens no território brasileiro ou no Mercosul não é necessário apresentar passaporte, somente o RG. Com esse novo processo de identidade digital, o processo de check-in nas viagens será muito mais prático, rápido e seguro, já que a possibilidade de fraude é mínima. 

Outro ponto que vale ressaltar é que a carteira de identidade digital não irá sofrer nenhum desgaste com o tempo, um problema muito recorrente com os documentos em papel, podendo manchar ou até rasgar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui