Como vender uma empresa e onde fazer passo a passo

Saber como vender uma empresa é um cenário mais complexo do que você pode imaginar, portanto, se você tem seu próprio negócio deve ser objetivo quanto ao seu valor. Uma coisa é uma simples apreciação que você possa ter, e outra bem diferente é você conseguir vender a empresa com lucro. Além disso, esse tipo de processo costuma ser desgastante para o proprietário , principalmente se ele não tiver o conhecimento necessário para realizar uma venda bem-sucedida.

Com isso claro, se você quer aprender como vender uma empresa e onde fazer , este guia vai te ajudar.

O que devo ter em conta se quiser vender a minha empresa? A partir do momento em que o proprietário decide que quer vender a sua empresa e tem um comprador, surgem dúvidas sobre Que aspetos deve ter em conta para concretizar a transação? A seguir, iremos mencione detalhadamente os passos que você deve seguir:

1. Prepare toda a documentação O primeiro passo parece óbvio, mas é necessário que como proprietário você prepare toda a documentação documentos que serão solicitados pelo comprador. No entanto, isso não é tão fácil quanto você pensa, você precisa obter:

Os atos societários.Organizar os contratos com os diferentes fornecedores e clientes.Preparar o informações financeiras ou contábeis. Geralmente como empresário Você pode designar uma pessoa de confiança dentro da empresa ou seu representante, para se encarregar da tarefa. Portanto, é essencial que você selecione a pessoa com cuidado e tenha certeza absoluta de que ela é co-oficial ou está disposta a ajudá-lo em todo o processo de venda.

2. Assine um acordo de confidencialidade Assinar o acordo de confidencialidade é uma etapa muito importante, que deve ser feito antes da entrega dos documentos ao potencial comprador. Este documento deve abranger aspetos como: a que se refere a documentação confidencial, a forma como deve ser guardada, quando e em que circunstâncias terá de ser devolvida, a validade do acordo, entre outros.

3. Receber uma carta de intenção A obtenção de uma carta de intenção é uma boa notícia, pois, o comprador está apresentando a você uma proposta de compra . Nesta carta você estabelecerá o preço, a forma de pagamento, as condições de parcelamento ou qualquer outra condição da venda.

No entanto, vale ressaltar que essas cartas Eles não são vinculativas , portanto, o comprador pode se arrepender antecipadamente. Apenas obrigarão à exigência de exclusividade por parte do comprador na realização das suas verificações.

4. A Due Diligence No Due Diligence o comprador envia a sua equipa de trabalho externa, economistas ou advogados, de forma a analisar a informação que foi obtida até o momento certifique-se de que é verdadeiro e verificável . É improvável que a venda falhe após a conclusão deste processo, a menos que ocorra algum erro grave ou riscos que impeçam a conclusão.

Portanto, se isso acontecer, ambas as partes devem fazer uma nova negociação. quanto aos termos estabelecidos na carta de intenções.

5. O contrato de venda Finalmente, é alcançado no momento da negociação e assinatura do contrato onde se estabelecem os elementos finais do contrato de venda, são eles:

Preço a adquirir.Forma de pagamento. Prazo em que será feito o pagamento.Valores retidos para fazer face a riscos detetados no Devida Diligência. Dedicação ou remuneração do empregador. Sem competição, ou qualquer outra que seja qualificada conforme necessário. Trata-se de um documento complexo que requer dedicação suficiente para evitar deixar algum ponto obscuro.

É necessário advogado para vender a empresa? Embora não seja um requisito legal ter um advogado, você deve levar em consideração que um processo tão difícil quanto a venda de uma empresa requer uma boa assistência jurídica. Esses profissionais são os que melhor podem chegar a um acordo benéfico para ambas as partes .

Caso você não receba assistência adequada ou que o obtido não foi fornecido por verdadeiros especialistas na área, você pode assinar documentos que geram sérios prejuízos contra você.

Portanto, se você quiser vender sua empresa e não sabe quais são os passos a seguir, é imprescindível que consulte uma boa equipe de advogados que cuidarão de tudo relacionado ao seu processo de compra e venda.

Onde vender sua empresa se for uma negócio online? Caso seu negócio esteja online e você decida vendê-lo, existem muitos sites que lhe permitem fazê-lo para obter o melhor preço possível. A seguir, mencionamos quais são as plataformas mais importantes:

Wevendy Wevendy é um mercado onde você pode vender e comprar aplicativos móveis, páginas da web e domínios. Para realizar a venda, você só precisa se registrar e inserir o preço que espera receber. Por outro lado, a plataforma presta apoio durante o processo através de aconselhamento, avaliação empresarial, mediação e acompanhamento personalizado.

Confiança Curtir o site anterior , Trustiu também lhe dá a possibilidade de vender ou comprar diferentes propriedades digitais com segurança. Não importa se se refere a um blog, canal do YouTube ou página da web, é sem dúvida o melhor lugar para fechar a venda.

Shopify Exchange Nessa plataforma você encontra milhares de sites a venda, além disso, possui visitas de investidores em busca de oportunidades de interesse. Por seu lado, é extremamente intuitivo, bastando aceder aos separadores para conhecer o negócio, os seus dados financeiros, preço, podendo também apreciar o seu funcionamento.

Forobeta Forobeta não é um site específico dedicado à venda de páginas web, mas tem um mercado significativo. Refere-se a um fórum onde você encontrará uma seção para comprar e vender sites por leilão ou por negociação direta.

Wadios Wadios é uma plataforma que nasceu para se tornar um verdadeiro intermediário entre compradores e vendedores. Além disso, oferece uma infraestrutura totalmente segura para realizar transações entre as partes, o melhor de tudo, pode ser realizada de forma confidencial.

Vale ressaltar que para vender um projeto é necessário que ele esteja em pleno funcionamento e tenha uma marca própria. Caso contrário, é inválido pelo site.

Duabid Duabid é uma alternativa única aos Wadios que surgiram há pouco tempo , com o objetivo de se tornar uma referência na compra e venda de produtos online. Da mesma forma, é um site bastante confiável em relação a cada transação, pois, podem ser adicionadas métricas do Google Analytics e ganhos obtidos através do Google AdSense.

Flippa Flippa é uma plataforma web que vai te surpreender, não só porque permite vender ou comprar páginas web, mas também é especialista em domínios, aplicações ou qualquer projeto online . Sua única desvantagem é que está disponível apenas em inglês e seu método de venda é por meio de leilões.

Vendomiweb Vendomiweb é um site bastante simples onde você encontrará várias páginas da web à venda que funcionam corretamente. Além disso, sua vantagem é que você pode colocar qualquer serviço à venda sem adicionar dados para alcançá-lo como: faturamento, vendas, forma de pagamento, entre outros. Por sua vez, seu site é intuitivo e amigável para que você tenha uma experiência rápida e única.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui