As transações únicas do Ethereum aumentaram 40,3% entre 31 de agosto e 4 de setembro, quando os desenvolvedores do Ethereum concluíram a última atualização do Bellatrix e se prepararam para a fusão da próxima semana. E com a contagem de transações de ontem residindo em 368.463 , ultrapassou o valor correspondente para o Bitcoin, que era de 351.285.
Esta não é a primeira vez que transações únicas do Ethereum ultrapassaram as transações do Bitcoin. No entanto, com o preço do ETH como proporção do preço do BTC atingindo uma alta para este ano, isso sugere uma possível ‘inversão’, com o Ethereum potencialmente ultrapassando seu maior rival em várias dimensões.
As transações únicas do Ethereum superam as do Bitcoin
Talvez não seja surpresa que a contagem de transações do Ethereum tenha ultrapassado a do Bitcoin, já que os volumes de transações tendem a estar correlacionados com o preço. E na semana passada, o preço do ETH aumentou 7%, enquanto o BTC aumentou 4%.
De fato, desde os mínimos de meados de junho, o ETH aumentou impressionantes 80%. Enquanto isso, o BTC aumentou 14,5% no mesmo período.
Essa disparidade sublinha as inúmeras maneiras pelas quais o Ethereum parece estar alcançando – ou ultrapassando – o Bitcoin. Ele está de acordo com a relação de preços ETH-BTC, que os dados do CoinMarketCap mostram que atingiu uma alta para 2022 ontem, de 0,08514 BTC.
Outras métricas em que o Ethereum supera o Bitcoin incluem o número total de transações por dia , embora o Ethereum tenha ultrapassado o Bitcoin nessa frente em julho de 2017. Mais significativamente, as últimas semanas viram os volumes totais de futuros do Ethereum ultrapassarem os do Bitcoin, de acordo com dados da Deribit.
É importante ressaltar que os dados da Deribit mostram que os aumentos nos futuros de ETH ultrapassaram recentemente os de futuros de BTC, subindo pouco mais de 70% desde meados de julho, em comparação com 12,9% para futuros perpétuos de Bitcoin .
Isso se encaixa nos relatos de que os investidores institucionais estão cada vez mais voltando sua atenção para o ETH nas semanas que antecedem a fusão, que deve ocorrer entre 13 e 15 de setembro. Por exemplo, um relatório recente da CoinShares descobriu que na semana até agosto Em 8 de agosto, o Ethereum “teve entradas totalizando US$ 16 milhões e está desfrutando de uma sequência de quase 7 semanas consecutivas de entradas totalizando US$ 159 milhões”.
O Flippening?
Esse aumento do interesse no Ethereum sugere um possível futuro em que o ‘flippening’ quase mítico ocorrerá, em que o ethereum pode ultrapassar o bitcoin em termos de capitalização de mercado e/ou outras métricas importantes.
Isso precisa ser colocado em alguma perspectiva, no entanto. Como dito acima, o preço do ETH em relação ao BTC ainda é de apenas 0,0815, o que significa que teria que subir mais de 1.000% – sem que o BTC subisse – para chegar a 1.
Da mesma forma, o ETH teria que dobrar seu preço atual – novamente sem o movimento do BTC – para igualar o valor de mercado de seu rival.
Isso é improvável, uma vez que o BTC continua atraindo mais interesse do que o ETH, mesmo que o último tenha visto uma aceleração na demanda. Mais notavelmente, agosto viu a BlackRock – a maior gestora de ativos do mundo – lançar seu próprio fundo de bitcoin privado .
E embora o mercado tenha testemunhado aumentos mais rápidos nos futuros de ETH nas últimas semanas, dados da CME mostram que os números absolutos ainda pesam muito a favor do BTC .