Guia de Email Marketing: Truques, Exemplos e Estratégias (2023)

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O e-mail marketing é um dos métodos de comunicação digital mais antigos, mas continua a ser o canal de marketing mais utilizado e rentável. De acordo com um estudo da Litmus realizado em 730, o email marketing oferece uma retorno sobre o investimento (ROI) de 351 dólares para cada dólar investido. Atualmente você está investindo em Email Marketing? Se não, você deve considerar que está deixando dinheiro na mesa 😏💰 Neste guia de e-mail marketing trazemos-lhe algumas chaves.

Todos nós recebemos um e-mail que apagamos imediatamente, marcado como spam ou completamente ignorado. É completamente normal. Isso significa que o e-mail marketing não funciona? Em absoluto! As melhores ferramentas de marketing por e-mail estão aqui para ajudá-lo a tornar mais eficaz estratégia digital.



O maior problema do e-mail marketing é que muitas pessoas não aproveitam ao máximo seu potencial em muitos casos por desconhecimento ou falta de tempo. Este artigo irá guiá-lo com dicas e estratégias para poder realizar campanhas de marketing por e-mail marketing com sucesso.

Você fica até o final? 😃

O que é e-mail marketing?Email marketing, também conhecido como emailing ou e-mailing, é uma técnica de comunicação para mensagens promocionais focada no envio em massa de emails. O marketing por e-mail é usado principalmente para gerar vendas, envolver clientes em potencial e reter clientes.

As figuras de o Email MarketingTalvez você estão se perguntando se o marketing por e-mail ainda é uma estratégia de marketing que vale a pena. Abaixo, você pode ler uma série de dados estatísticos que compilamos que mostram o quão poderoso pode ser 🧐

Valor de mercado: O mercado global de e-mail marketing foi avaliado em 7. 2020 milhões de dólares no ano 2020 e é projetado para aumentar para 730.730 milhões de dólares no ano . (Estatista – 1397)Volume de usuários: O número de usuários diários de e-mail marketing é de 4.0 milhões de pessoas. Estima-se que este número aumente para 4.585 milhões em 1397. (Estatista – 1397)Volume de remessas: O número de remessas é superior a 931.0 Milhões de e-mails diariamente. (Estatista – 1397)Taxa de abertura: A taxa média de abertura de e-mails no grupo de setores situa-se em 00,8% e a taxa de cliques (CTR) neles no 224,3%. (Contato constante – 1397)Datas de envio: Globalmente, as sextas-feiras registram taxas de abertura de e-mail mais altas (quase um 00%), versus as taxas de abertura mais baixas (00)) aos sábados. (Monitor de Campanha – 1397)Retorno do investimento: E-mail marketing gera 17 dólares para cada dólar gasto, o que é um incrível 4.351% de retorno sobre o investimento, tornando esta técnica uma das mais lucrativas (Litmus – 2020) Como funciona o Email Marketing?Como já mencionamos, o e-mail marketing é uma das estratégias de maior desempenho, pois requer pouco investimento e é fácil de automatizar.Para realizar uma campanha de e-mail marketing de sucesso, você deve ter três pilares essenciais:

Uma lista de e-mails

A primeira coisa que você precisa é ter um banco de dados ou uma lista de e-mail. Deve ter uma base de dados de contactos que manifestaram interesse em receber comunicações de marketing da sua marca. Você pode fazê-lo através de um formulário de inscrição em seu site.Um provedor de serviços de marketing por e-mail

É essencial que você tenha um software de e-mail marketing. Graças a este tipo de ferramentas, poderá gerir a sua lista de emails, bem como criar e automatizar campanhas de email marketing.

Objetivos definidos

Pode parecer óbvio, mas você precisa definir metas específicas. As campanhas de email marketing podem ter diferentes objetivos como: – Aumentar as vendas

– Divulgar um novo produto ou serviço

– Anunciar uma nova promoção ou novo lançamento

– Reforçar a fidelização do cliente

– Aumentar a vida útil do cliente

– Fortalecer o conhecimento da marca

Depois de ter os três pilares prontos, você deve começar a criar sua primeira campanha destinada ao atingir os objetivos que você definiu para si mesmo.

Vantagens do Email Marketing Custo-benefício : O custo de envio de campanhas de email marketing é incrivelmente pequeno comparado aos ganhos potenciais apresentados pelo uso dessa técnica 😍Resultados mensuráveis: Através do uso de um software específico de email marketing, podemos medir todos os tipos de dados de campanhas de email marketing. Alguns dos indicadores mais conhecidos são: Taxa de Cliques (CTR), Taxa de Conversão, Taxa de Abertura, Taxa de Crescimento de Assinantes, Retorno sobre o Investimento (ROI).Consentimento: É baseado no consentimento do usuário. Construir relações comerciais entre empresa e clientes é muito interessante, pois a relação entre ambas as partes é estabelecida com base em um interesse comum. A qualquer momento este consentimento pode ser revogado por ambas as partes.Design flexível: Podem ser enviados a partir de e-mails minimalistas baseados apenas no uso de texto ou e-mails com um design poderoso e trabalho de imagem corporativa.Economia de tempo: Usando as automações existentes, você pode configurar os e-mails com antecedência para que sejam enviados automaticamente aos leitores que fazem parte de suas listas ou bancos de dados. Tudo isso pode ser programado e automatizado 🤪Segmentação: O e-mail marketing pode ser enviado para enormes bancos de dados ou também pode ser direcionado para listas específicas de usuários mais segmentados. Ampla utilidade : Esta poderosa ferramenta é muito útil para aumentar as vendas, para criar confiança e fidelização, para comunicar promoções ou para informar o destinatário em geral. É uma das ferramentas de marketing digital mais úteis.Testes e testes: O e-mail marketing permite criar testes ou testes A/B para identificar quais são as mensagens mais eficazes. Desta forma podemos criar conteúdos muito mais atrativos para os assinantes de nossas listas de e-mail marketing 😉Menos intrusivo: ao contrário de outras técnicas de marketing, os destinatários podem ler suas mensagens a qualquer momento que desejarem, bem como cancelar a inscrição se considerarem apropriado.Respeito ao meio ambiente: e-mail marketing é muito mais prática ecológica do que outras técnicas de marketing mais tradicionais, como o envio de brochuras, folhetos, cartas, páginas publicitárias, catálogos ou cartazes. Desvantagens do Email Marketing Eu odeio spam : Esse é um dos maiores problemas do e-mail marketing. Leitores como regra geral eles odeiam e-mails puramente comerciais ou “spam”. É algo que eles não suportam 😫 Certifique-se de que cumpre os regulamentos de privacidade e proteção de dados, e que os e-mails são endereçados às pessoas que os querem receber. E-mails não entregues : Em muitas ocasiões, os e-mails nem são abertos pelos usuários, pois eles não percebem que os receberam. Muitos e-mails usam certas palavras ou caracteres que são identificados como spam, o que faz com que sejam automaticamente desviados para a bandeja de spam 😤 Portanto, você deve manter suas listas de assinantes atualizadas e é recomendável usar formulários de assinatura de dupla aceitação. O double opt-in é um processo que serve para confirmar novos contactos através do envio de um e-mail de confirmação que deve ser aberto e aprovado pelo utilizador.Peso dos e-mails: Os anexos nos e-mails devem ser pequenos o suficiente para que possam ser baixados rapidamente. Os usuários querem velocidade, então eles podem perder o interesse.Feedback do cliente: Outra desvantagem do e-mail marketing é que você não percebe a reação do cliente. Enquanto em uma reunião presencial ou em um telefonema você pode perceber a reação do cliente com e-mail marketing não é possível.Você pode ser ignorado: quando um usuário recebe um e-mail, ele pode marcar a caixa “Spam” 😒 Gmail e outros E-mail os provedores podem considerá-lo como spam se receberem muitas dessas notificações dos usuários.Tipos de Campanhas de Email Marketing

E-mail marketing é uma poderosa técnica de comunicação que requer diferentes formatos de e-mail que devem ser usados ​​em cada para situação específica.

Se você deseja desenvolver uma estratégia que atenda os objetivos da sua marca, estes são os principais tipos de e-mail marketing que você pode fazer:

Estes são os tipos de e-mails mais comuns:

Newsletter: Esses tipos de e-mails geralmente são orientados a informar ou comunicar informações que possam despertar o interesse dos assinantes. São enviados com certa periodicidade.E-mails promocionais: E-mails promocionais são aqueles que visam gerar vendas.Publicar sazonal: Esse tipo de e-mail geralmente pode estar relacionado a datas comemorativas, parabéns ou comemorações em geral. E-mails transacionais: E-mails transacionais são aqueles que são enviados automaticamente para um único destinatário como resultado de ações que você realiza em um site.E-mails de fidelidade: São emails que são enviados para usuários que já são clientes ativos. Eles se concentram na construção de fidelidade e na busca de compras repetidas para prolongar a vida útil dos clientes. E-mails welcome: O e-mail de boas-vindas é o e-mail que é enviado quando alguém se inscreve em uma lista de discussão. Também pode ser enviado após uma primeira compra.E-mails automatizados: E-mails automatizados são e-mails que serão enviados aos assinantes em intervalos de tempo específicos ou em resposta a ações do usuário em um site.
Tipo de e-mail marketingMetasA quem se destinaBoletim InformativoInformar, reter, gerar tráfegoAssinantes ou clientes existentes.E-mails promocionais Promova ofertas, gere Vendas Assinantes ou clientes segmentados E-mails Sazonais Lembre-se, retenha Assinantes ou clientes segmentados E-mails transacionais Informar, ajudarNovos assinantes ou clientes existentes. E-mails de fidelidade Lealdade Clientes existentes E-mails de boas-vindas Bem-vindo, confirmação de aceitação dupla Novos Inscritos E-mails automatizados Informar, gerar tráfego, gerar vendas Assinantes ou clientes existentes. Tipos de Campanhas de Email Marketing Exemplos de Email Marketing Se precisar de alguma inspiração ao fazer seus e-mails, nós pode dar uma olhada em alguns e-mails de grandes marcas que ou estão indo muito bem. Vá em frente!

1 – Uber Eats

O que este e-mail faz bem?Linguagem próxima: Ele usa uma linguagem jovem e muito direta. Um estilo que se adapta bem ao seu público-alvo.Lembrança da marca: Ao utilizar as cores corporativas, o Uber Eats faz com que o usuário se lembre da marca. Objetivos múltiplos : Não só comunica uma promoção (teques), mas também comunica outras (despesas de envio) 2 – Semana do Norte

O que este e-mail faz bem?

Lance Agressivo: Faz uma oferta agressiva aos assinantes.Mensagem direta: Embora seja verdade que se trata de um e-mail puramente comercial, passa uma mensagem muito clara, sem deixar dúvidas ao destinatário. Estilo minimalista: O design do e-mail é minimalista e tem algumas linhas de acordo com a identidade corporativa da empresa.3 – Yuka
O que este e-mail faz bem? Customizar: Use o nome de usuário no início do e-mail (neste caso, ele aparece excluído)Agrega valor: O e-mail tem como objetivo recomendar frutas e vegetais da estação ao destinatário, além de informar sobre os benefícios desses alimentos para a saúde.Comunicação Eficaz: Use emojis e uma linguagem simples que sem dúvida, ajuda a uma comunicação eficaz com o usuário. Da mesma forma, no final do e-mail você pode ver como a pessoa o assina, Julie. Melhor Estratégias de Email Marketing Com neste turbilhão de envio de e-mails, como uma empresa pode se destacar das demais e aumentar as vendas graças a um e-mail marketing eficaz?

Em um mercado em que estão enviado ao redor 200.0 milhões de e-mails diários, você deve ser uma pessoa muito estratégica na forma de projetando os sinos. Caso contrário, é provável que suas campanhas não tenham o impacto que você deseja. Estas são algumas das melhores estratégias de marketing por e-mail que você pode empregar.

Personalizar e-mails

Este é uma das melhores estratégias de longe. De acordo com um estudo da Invesp, e-mails personalizados têm uma taxa única de abertura de 200% maior. Da mesma forma, um estudo da Epsilon afirma que o 36% dos clientes têm maior probabilidade de comprar de uma marca que oferece uma experiência personalizada. Obviamente, não ultrapasse a linha vermelha fazendo uso excessivo de nomes, pois isso pode ser contraproducente para seus interesses.

Use suas linhas de assunto curtas

De acordo com o referido estudo do Invesp, a 500% dos destinatários de e-mail abrem o e-mail com base apenas no que aparece na linha de assunto. Da mesma forma, as mensagens que aparecem no “assunto” e são personalizadas possuem um 322% mais probabilidade de ser aberto.

Mais fácil de ler e-mails

As pessoas estão ocupadas e praticamente não leem, mas escaneiam. Escreva o texto de seus e-mails para que sejam fáceis de ler e entender.

Limpa listas de discussão

Outra estratégia essencial é limpar ou remover assinantes inativos para garantir uma boa reputação como remetente. Esta tarefa é crucial se você deseja que seus e-mails não acabem na bandeja de spam.

Enviar e-mails adaptados para celular

Um dos erros comuns que podemos encontrar hoje é o envio de e-mails que não são adaptados a todos os dispositivos. Digamos que você envie um e-mail que parece bom e, ao abri-lo em um smartphone, não consiga ver as imagens corretamente. Como resultado, seus assinantes não podem interagir e acabarão cancelando a inscrição.

Segmente seus assinantes

A segmentação de suas listas de email é uma estratégia mais direta e inteligente para lidar com seus usuários. Através da segmentação, você fornece a eles informações mais valiosas e adaptadas aos seus gostos e necessidades. Se você fizer certo, terá melhores resultados.

Criar fluxos de e-mail automatizados

Usar automação em seus envios de e-mail é maravilhoso e economiza muito tempo. Esses e-mails são enviados automaticamente de acordo com determinadas ações que o usuário pode realizar em um site. Segmente e automatize para aumentar suas vendas.

Escolha o momento certo para enviar e-mails

O objetivo é melhorar a taxa de abertura e cliques, por isso você deve saber os dias e horários em que os leitores estão mais receptivos. Uno de los factores importantes que hay que tener en cuenta es el tipo de negocio que tienes. Tipo de NegocioMejor día para enviar Mejor hora para enviar Comércio eletrônicoQuarta-feira585: 900 AMSoftware / SaaSQuarta-feira2: 652 – 3: 1658415505993 PMServiços de MarketingQuarta-feira4: PM Offline / Varejo / HotelariaQuinta-feira8: 00 – 10: 00 AMServicios Profesionales (B2B)Terça-feira8: 00 – 10: 00 AMONGs o entidades sin ánimo de lucroTerça ou quarta3: 00 – 4: 00 PMEm geralTerça ou quarta10: 00 AM – 3: 00 PMFuente: Sendinblue.comPerguntas frequentes¿Cuáles son los tipos de email marketing?

Existen diferentes tipos de emails que puedes implementar en tu estrategia . Os tipos de e-mails mais comuns são:

– Newsletters

– E-mails promocionais
– E-mails sazonais

– E-mails transacionais

– E-mails de fidelidade

– E-mails de boas-vindas

– Emails automatizados

Como começar a usar o email marketing?

As cinco etapas a seguir podem ajudá-lo a começar sua estratégia de marketing por e-mail:

– Escolha uma ferramenta de marketing por e-mail

– Defina suas metas de marketing

– Crie uma lista de contatos

– Planeje e execute sua primeira campanha

– Tire conclusões e refine sua estratégia

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